Eduardo Lima

Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana

Em julho de 2023, o Festival Concreto marca presença no Parque Rachel de Queiroz com instalações e vivências de arte urbana.

A edição acontece de 15 à 23 de julho de 2023 em Fortaleza, no Parque Rachel de Queiroz – Bairro Presidente Kennedy – Por trás do North Shopping Fortaleza.

A nona edição do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana acontece de 15 a 23 de julho de 2023, no Parque Rachel de Queiroz, se consolidando como um dos maiores festivais de arte urbana da América Latina. Em janeiro deste ano, o Festival foi agraciado com o Prêmio Brasil Criativo, uma chancela do Ministério da Cultura, na categoria arte urbana, por fomentar a ocupação dos espaços urbanos, a apreciação artística e o consumo da arte em seus espaços de convivência.

Esta edição será realizada no Parque Rachel de Queiroz, que se destaca como importante projeto de requalificação urbana conquistando dois prêmios: o primeiro lugar do prêmio Obra do Ano de 2022 e o prêmio de melhor projeto de urbanismo em fevereiro de 2023, ambos pela plataforma Archdaily, um dos principais portais de arquitetura, urbanismo e design do mundo.

De acordo com Narcélio Grud, idealizador do Concreto, a realização do Festival no Parque objetiva estabelecer um diálogo mais assertivo com a diversidade de público que frequenta este espaço, através de uma programação plural, aberta e acessível a toda comunidade.

Neste sentido, as ações do Festival ocuparão o Parque com esculturas, instalações eólicas, instalações específicas para os animais do parque, intervenções artísticas, ações educativas com foco no meio ambiente, ações formativas, feirinha criativa, shows musicais, programação infantil, além de um programação especial voltada para o público da melhor idade, com atividades focadas para a iniciação em arte urbana. Todas as obras apresentam caráter interativo e design próprio ao fomento de uma maior conexão com a natureza e seu entorno.

O Festival Concreto conta com o patrocínio da empresa de Tintas Iquine. Agradecimento Enel. Apoio Institucional da Secretaria da Cultura através da Lei do Mecenato. E o apoio cultural da OOH Brasil.

Atuação: Publicação e administração do site, desde a primeira edição.