Procissão do Fogaréu 2025
II Procissão do Fogaréu Fortim
Colaboração: organização do evento e produção audiovisual (fotografia e vídeo)
O Coletivo Canoé realiza a Procissão do Fogaréu dentro da programação da Semana Santa de Fortim – 2025, na comunidade da Viçosa, narrando o episódio em que Jesus Cristo é perseguido no Monte das Oliveiras e preso pelos soldados romanos, após ser traído pelo apóstolo Judas Iscariotes, tradição religiosa celebrada com o apoio da Capela Nossa Senhora da Conceição – Viçosa.
A Procissão do Fogaréu é uma tradição religiosa originária dos países ibéricos europeus, Portugal e Espanha. Suas origens remontam ao final da Idade Média e início da Idade Moderna.
Chegou ao Brasil no período colonial, trazida pelos portugueses, e se disseminou nas cidades coloniais brasileiras através das irmandades católicas. Inicialmente, tinha um caráter de penitência, mas, no Brasil, foi se modificando ao longo dos anos e se transformou em uma espécie de dramatização que rememora a perseguição e prisão de Cristo pelos soldados romanos.
A primeira Procissão do Fogaréu documentada, no Brasil, foi realizada na Bahia, no ano de 1618. Embora seja um autêntico exemplo de patrimônio imaterial, e tradição religiosa, ainda é pouco conhecida e pesquisada, pois é mínima a sua bibliografia e documentação. Caracteriza-se como uma manifestação de caráter religioso que está relacionada aos ritos da Semana Santa, mas também tem um caráter histórico e está fortemente relacionada à cultura tradicional popular das cidades brasileiras onde são realizadas.
Em Fortim, no Ceará, a prática da Procissão do Fogaréu, como tradição religiosa, foi iniciada em 2024, por iniciativa do Coletivo Canoé, coletivo cultural local que tem como objetivo promover e realizar projetos, eventos e ações culturais no município.
Esse ano, a Procissão do Fogaréu será realizada no dia 16 de abril, no contexto das ações do ciclo da Semana Santa em Fortim – 2025, na localidade de Viçosa, rememorando o drama da Paixão de Cristo, mais especificamente narrando o episódio em que Jesus Cristo é perseguido no Monte das Oliveiras e preso pelos soldados romanos por ordem do sumo sacerdote judeu, Caifás, após ser traído pelo apóstolo Judas Iscariotes.
A programação tem início com concentração às 19 horas na Rua Mauro Cavalcante de Sousa (ao lado da Pousada São Francisco), saindo em seguida em procissão até a Praça da E.E.F. Artur Lira. A programação é gratuita e aberta ao público.
SERVIÇO:
– Procissão do Fogaréu
– Data: Quarta-feira, 16 de abril de 2025
– Local: Viçosa, Fortim – Ceará
– Horário: a partir das 19 horas
– Realização: Coletivo Canoé
– Apoio: Capela Nossa Senhora da Conceição – Paróquia Nossa Senhora do Amparo – Fortim
– Programação gratuita








